Projeto SENAI

senai santo antonio do monte

Desde o dia 16 de maio de 2006, os empresários da região de Santo Antônio do Monte – MG contam com o Centro Tecnológico em Pirotecnia Oscar José do Nascimento. O patrono foi um dos pioneiros ‘fogueteiros’ da região. O prédio do centro, com 840 metros quadrados de obra construída, foi erguido segundo normas técnicas da ONU e com acompanhamento e aval do Exército Brasileiro, que instalou no local um permanente Posto de Fiscalização de Produtos Controlados (PFPC) da 4ª Região Militar.

O Senai e o Sindicato das Indústrias de Explosivos do Estado de Minas Gerais (Sindiemg) investiram R$ 1,6 milhão para equipar o centro com o que há de mais moderno em equipamentos tecnológicos e de segurança. Há um complexo com quatro laboratórios: de ensaios químicos (de matérias-primas, misturas pirotécnicas e efluentes gerados pelas indústrias); de ensaios físicos (de atrito e fricção em explosivos e ponto de ignição em amostras); de pesagens (com balanças antivibratórias); e de espectrofotometria e pesquisa aplicada (com capacidade para identificar e quantificar 22 elementos metálicos). Nesse projeto, atuam juntos o Sebrae, o Sistema Fiemg, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec).

O trabalho a ser desenvolvido pelo centro tem o objetivo de auxiliar as empresas na busca da excelência tecnológica, atendendo às leis vigentes e conscientizando trabalhadores e empresários sobre segurança e qualidade do produto pirotécnico.

Entre os principais serviços, destacam-se: ensaios de qualidade do papel utilizado como invólucro dos fogos de artifício; avaliações técnicas, conforme regulamentos técnicos do Exército Brasileiro; análises laboratoriais dos efluentes, de acordo com as condicionantes impostas pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam); apoio tecnológico no desenvolvimento de novos produtos; assessoria técnica ao processo produtivo das empresas; e capacitações.

O Centro Tecnológico também será um dos órgãos avaliadores da qualidade dos fogos não só nacionais como os importados, que terão que atender os mesmos parâmetros de qualidade e segurança dos fabricados no Brasil.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA E ACESSO

O APL de Fogos de Artifício está situado na região centro-oeste do Estado e tem no município de Santo Antônio do Monte, distante 186 Km de Belo Horizonte, o principal produtor. As rodovias de acesso ao pólo são a MG-050 e BR 262.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *